top of page

Creedence Clearwater Revival ou CCR


CCR - Creedence Clearwater Revival

As bandas Classic Rock sempre tem uma ou mais músicas no repertório dessa banda incrivel dos anos 70. O Creedence Clearwater Revival liderou as paradas de álbuns nos EUA com a Cosmo's Factory em 1970. Para marcar a ocasião, aqui estão nove fatos da CCR que você fã talvez não saiba....

1- Os colegas de escola John Fogerty, Doug Clifford e Stu Cook trabalharam juntos em 1959 sob o nome de The Blue Velvets, com Tom Fogerty como vocalista. Eles lançaram três singles.


2- A banda então se tornou The Golliwogs em 1964, ao lançar um single Fantasy. Felizmente, depois de fazer uma pausa porque Clifford e Cook foram convocados para o serviço militar, ficou combinado que eles mudariam o nome novamente.


3 - O nome Creedence Clearwater Revival não significa nada como uma frase. A palavra 'Creedence' se referia a alguém chamado Credence Newball, amigo de Tom Fogerty. 'Clearwater' veio de um comercial de TV da Olympia Beer. E 'Revival' foi um aceno ao fato de que a banda retornou em 1967 após um hiato de três anos, devido aos compromissos militares acima mencionados. Eles quase concordaram com o nome Creedence Nuball e The Ruby em um palco.


4- O primeiro single de sucesso da CCR foi 'Susie Q' em 1968. O que torna isso diferente de tudo o que a banda fez antes ou depois é que é o único single do Top 40 não

escrito por John Fogerty. Isso veio de Dale Hawkins, que é reconhecido como pioneiro do tipo de boogie de swamp rock que inspirou a banda.


5- A CCR teve cinco singles na América, que alcançaram o número dois. Nenhum outro artista teve tantos singles número dois sem nunca chegar ao topo das paradas.


6- O título do álbum Cosmo's Factory de 1970 veio do fato de Clifford ter chamado seu espaço de ensaio - um armazém em Berkeley, Califórnia - como uma fábrica, por causa da ética de trabalho de John Fogerty. O apelido de Clifford era Cosmo.


7- A banda fez seus primeiros shows no Reino Unido no Royal Albert Hall, em Londres, nos dias 14 e 15 de abril 1970. O set abriu as duas noites com o Born On The Bayou e fechou com o Keep On Chooglin '.


8- A CCR se separou oficialmente em 16 de outubro de 1972 e só se reuniu na íntegra para o casamento de Tom Fogerty em 1980. Clifford e Cook trabalharam juntos sob o nome de Creedence Clearwater Revisited, mas a morte de Tom Fogerty de HIV em 1990 acabou com as esperanças de uma reforma completa. E as diferenças contínuas entre John Fogerty e Cook / Clifford impediram que mesmo esses três tocassem juntos.


9- A CCR foi introduzida no Hall da Fama do Rock And Roll em 1993, John Fogerty se recusou a tocar no palco com Cook e Clifford. Em vez disso, ele liderou uma banda de estrelas com entre outros Bruce Springsteen.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page