Material das Baterias qual sua preferência? Entenda as diferenças. Curta e Compartilhe...

As baterias acústicas das diferentes marcas do mercado oferecem os mais variados materiais nos cascos, entenda um pouco mais o que esses materiais podem oferecer em termos tonais que atendam suas necessidades e gosto.

Separamos abaixo os principais tipos de madeiras e metais que são utilizados e suas respostas em termos de frequências e variações tonais e suas utilizações nos mais diversos generos musicais.

Maple: Iguais em altas e médias frequências, baixos ligeiramente quentes. Para todos os fins.

Birch: elevado nas altas, meio-médios ligeiramente reduzido, bom punch low-end. Alto e cortante.

Mahogany: Suaves nas altas, médios suaves, graves moderados / ricos. Vibrante e ressonante.

Walnut: quantidade igual de altos, médios e baixos. Grande e quente.

Oak: Altos suaves, boa quantidade de médios, baixos ligeiramente quentes. Para todos os fins com decaimento bastante rápido.

Cherry: altos agitados, médios fortes, final baixo médio. Brilhante e sensível.

Bubinga: Mesmo quantidade de altos e médios, baixos ricos. Sensível e forte.

Poplar: Altos e médios suaves, impulsiona um low-end quente. Suave e seco.

Steel (Aço): altos claros, médios e baixos. Todos os propósitos.

Brass (Latão): Altas, médias e baixos abertos. Musicalmente quente e vibrante.


Os cascos mais finos tendem a ter um som gordo com tom mais profundo e mais quente do que os cascos mais grossos, e é por isso que muitas vezes é desejável ter tom-toms de casca fina. Os cascos mais grossos tendem a projetar mais, têm um tom mais alto e são mais gritantes. Se você quiser mais projeção e um tom mais alto da sua caixa, por exemplo, para o reggae, escolha um com casco mais grosso. Se preferir um tom mais quente e não precisar de volume extra, por exemplo, para o jazz, uma casco mais fino pode ser mais adequado para você. Caixas metálicas são geralmente mais finas do que cascos de madeira, em parte porque o material é mais forte e também porque os tambores de metal grossos são geralmente muito pesados.


No Studio161 contamos com duas baterias clássicas uma "Pearl Export" que utiliza Poplar e Mahogany Asiático nos cascos e uma Tama Silverstar com cascos em Birch. cada uma com suas características, temos também caixa de Aço 14 x 6,5 " é só pedir na recepção e divirta-se. Se gostou curta e compartilhe...




  • Youtube
  • Whatsapp